A exposição infantil imersiva é baseada no curta-metragem “Maréu”,
da Caseiras Produções, lançado em julho no YouTube
Abertura 21 de setembro de 2023
A partir de 21 de setembro de 2023, o Sesc São João de Meriti apresenta a exposição ‘Maréu: Um mergulho no céu, um voo no mar’. Com um ambiente acolhedor e imersivo, o projeto é uma extensão do curta-metragem ‘Maréu’ dirigido por Nicole Schlegel, produzido pela Caseiras Produções Culturais, e realizado via edital da Petrobras Cultural para Crianças. A mostra gratuita e aberta ao público fica em cartaz até 22 de outubro de 2023.
A exposição ‘Maréu: Um mergulho no céu, um voo no mar’ é destinada ao público da primeira infância e retrata o universo do brincar. Em uma parede da exposição, podemos ver um trecho do curta-metragem, que mistura de técnicas de animação 2D tradicional, animação stop-motion e projeção em tecidos.
“Nesse espaço trazemos a vastidão do mundo da fantasia que é vivenciar a natureza como um todo – no seu mais puro contato com o sublime. Céu e Mar – dois seres tão vastos, alegóricos e (in)tangíveis, que nos cumprimentam diariamente, das mais diversas formas, e nos conectam a nossa essência: nos trazem de volta para o território do livre brincar”, conta a curadora Nicole Schlegel, que é também diretora do filme. A exposição busca proporcionar um espaço naturalmente calmo e, ao mesmo tempo, estimulante, trazendo o público para o ambiente de Maréu.
No acervo, os visitantes vão viver uma experiência imersiva no universo do brincar retratado por “Maréu” no filme. Entre luzes, sons e tecidos, as crianças e adultos são convidados a “mergulhar” no espaço que retrata o fundo do mar. Nas salas do acervo é possível identificar as técnicas utilizadas para a criação do céu e estrelas; experienciar a sensação de estar no fundo do oceano; se aconchegar em uma concha grande; assim como interagir com bonecos de pano e muito mais.
“Se a infância é marcada por despropósitos e peraltagens, e meninos e meninas desse Brasil cismam em carregar água em peneira, para onde vai toda essa água quando crescemos? A sala imersiva de Maréu é um mergulho nas profundezas das águas da nossa infância – para as crianças é a oportunidade de encontrar aconchego em um espaço livre para exploração e brincadeira; para os adultos é a possibilidade de reviver aquela criança que se transformava em sereia ao mergulhar no poço, na caixa, no rio ou no mar.”, finaliza Nicole.
Mais sobre o filme ‘Maréu’
No curta produzido pela Caseiras Produções Culturais, a personagem Maréu animada em 2D tradicional, interage com conchas físicas, animadas em stop motion. O mar e o céu são construídos de projeções de imagem sobre tecido translúcido: o diálogo que Maréu estabelece com o Mar e o Céu, promove o contato com o sublime – uma vez que incentiva conversas lúdicas com essas representações. Para trazer o território do livre brincar para a região costeira, adentrou-se o sertão e suas cantigas populares, bebendo
do movimento armorial na trilha sonora, criando melodias análogas às tão familiares canções de roda, sem perder a atualidade.
@curtamareu | @caseirasproducoes | canal no YouTube | caseirasproducoes.art.br | Instagram – @curtamareu
Ficha Técnica
Realização da exposição: Toti Produções
Produção Executiva: Antonia Muniz
Curadoria: Nicole Schlegel
Projeto de cenografia: LICAAA | Lilian Sampaio
Música original e efeitos sonoros: Leonardo Mendes
Produção: Helô Prando
Cenografia: Galpão6centos Cenografia
Artistas convidades: Caru Secco e Maia Matida
Luz, som e projeção: Megalus – Gonçalo Afonso
Assistente de Cenografia:Mariah Ferraço
Apoio: Caseiras Produções Culturais
Realização do curta-metragem: Caseiras Produções Culturais
Sobre a curadora Nicole Schlegel
Nicole Schlegel é ilustradora e animadora nascida no Rio de Janeiro em 1992, formada em Design de Mídia Digital pela PUC-Rio; pesquisa a construção do instante narrativo em animações. Seu trabalho é voltado para a infância e natureza. Como artista, contribuiu com instalações para o campo de projeção mapeada em superfícies orgânicas e trabalha com projeção em peças teatrais.
Foi membro do N.A.D.A. (Núcleo de Arte Digital e Animação da PUC-Rio) coordenado por Claudia Bolshaw e Marcos Magalhães onde animou o primeiro curta brasileiro em Full Dome para o Planetário do Rio de Janeiro “Buga Buga, em uma Noite de Lua Nova” e dirigiu “Max e Sam”. Foi contemplada com o prêmio de 3º Lugar na Maratona Animada Senai do Animamundi com o curta “Alguns Estilos Cariocas” 2014. Desenhou o storyboard da série “Mitopédia”, do Canal Futura. Desenvolveu vinhetas de animação e motion para os programas: “Meu Momento Futura”; “Conexão Trello”; e “Agora é Que São Elas”.
Nessa brincadeira entre animação, criança e natureza, acabou no meio cênico com as instalações e peças “O Espaço entre Nós” de Hélio Rodrigues, “Ana Memória Maria Fumaça” de Marcela Andrade (projeto com o qual foi premiada no CBTIJ na categoria de Projeção Cênica 2019), “Qual é Meu Nome Mamãe” de Vida Oliveira (também indicado na mesma categoria) e “Como Criar Nossos Filhos no Século XXI” palestra de Daniel Becker e Flávia Reis. Hoje é diretora do curta Maréu e desenvolve o projeto “maternilustra” de ilustrações sobre diferentes situações da maternidade. Paralelamente, atua como assistente de produção na emissora de TV pública alemã ZDF.
Instagram – @nischlegel
Produção: Toti Produções
Toti Produções trabalha no audiovisual desde 2014, inicialmente prestando serviços para outras produtoras independentes. Atualmente tem como foco a animação e suas vertentes. Sua sócia, Antonia Muniz, é mestre em design, e tem experiência no setor da animação em diversos projetos como a séries de TV e longa-metragens, participação na produção de conteúdo audiovisual para exposições imersivas, construção de esculturas e bonecos, e principalmente na produção de curtas-metragens independentes, como o curta-metragem “Maréu” realizado pela Caseiras Produções Culturais e objeto de inspiração para a exposição.
site: www.antoniamuniz.com instagram: @antoniamuniz
Serviço
Exposição ‘Maréu: Um mergulho no céu, um voo no mar’
Datas: 21 de setembro a 22 de outubro (Terça a Sábado)
Horários: 9h às 17h (Fecha na hora do almoço, de 12h -13h)
Local: Sesc São João de Meriti – Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti Gratuito