Fotos: Roque Carvalho / www.portalmadureira.com / Rádio Comercial de Madureira e Cascadura

A escola de samba campeã do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro será conhecida na tarde desta quarta-feira dia (6), a partir das 16h30 — quando os resultados serão apurados na Praça da Apoteose, dentro do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Segundo o regulamento da Liesa (Liga Independente das Escolas do Samba), cada escola será avaliada nos seguintes quesitos: bateria; samba-enredo; harmonia; evolução, enredo; alegorias e adereços; fantasias; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira.

A apuração dos resultados será feita por uma comissão integrada por dez membros, que incluem desde o presidente da Liesa até o diretor jurídico da RioTur (agência municipal de turismo).

Além da avaliação dos nove quesitos principais, a comissão de apuração também deve divulgar as penalidades aplicadas a cada escola — que envolvem temas como direção artística dos desfiles; concentração; cronometragem (os desfiles deveriam ter tempo mínimo de 65 minutos e máximo de 75); dispersão; e obrigatoriedades regulamentares.

No sábado dia (9), começa o desfile das seis primeiras escolas colocadas no Grupo Especial da Liesa, a partir das 20h. A previsão é de que a escola vitoriosa passe pela Avenida dos Desfiles, na Marquês de Sapucaí, entre 2h40 e 3h30 da madrugada de domingo (10).